• Breve Histórico de Piraquara

  • Voltar

O território de Piraquara sempre existiu, e se desenvolveu com o decorrer da história. Os primeiros registros de acordo com Alves “sugere que há seis mil anos, caçadores e coletores nômades transitaram pela região.” O território era estadia de povos indígenas nômades, as nações Caingangues e Guaranis. A região ofertava aos transeuntes uma boa localização, próximo aos principais rios Passaúna e Piraquara, e de seu ponto de referência, o morro Marumbi, e as nações desempenharam diferentes atividades na região. Enquanto os Caingangues tinham seu foco na produção de cerâmicas e cultivo de alimentos, os Guaranis que se estabeleceram no território legaram um conhecimento essencial para o desenvolvimento do estado – o sistema de trilhas, utilizado como modelo para as construções das estradas coloniais Arraial, Graciosa, entre outras.
Durante o século XVIII, em data imprecisa, o local onde futuramente seria constituído o município, como parte de uma área maior, foi negociado com o objetivo de que viesse a servir para a exploração aurífera; A procura pelo ouro, foi o principal motivo da migração para a região. Ainda nesse século, o capitão Manoel Picam de Carvalho fundou uma mineradora e ali foram lançadas as bases do que seria a cidade de Piraquara. Das minas de ouro do Arraial Grande, em 1834, observa-se a existência do Bairro de Piraquara, pertencente à Freguesia de São José dos Pinhaes, que nessa ocasião contava com um número de 24 residências. Em 1878 funda-se uma Colônia de imigrantes, denominada Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra, composta por cerca de 300 imigrantes italianos, oriundos do Tirol (província de Trento). Em 09 de dezembro de 1885, pela Lei Provincial sob n° 836, criou-se a freguesia de Piraquara.
Em 1880 – Com o início das Obras da Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba, o então povoado onde hoje está localizada a cidade de Piraquara foi beneficiado com a construção de uma Estação Ferroviária, observando-se a fixação de pessoas advindas de diversas partes do Estado, do País e até do Exterior, sendo que os portugueses e sírio libaneses dominam o comércio local – fixo e itinerante. O crescente desenvolvimento da região faz com que Piraquara seja elevada através da Lei n° 836 de 09 de dezembro de 1885, à categoria de Freguesia. Em 1890, através do Decreto Estadual n° 17, de 10 de Janeiro de 1890, Piraquara foi elevada à categoria de Vila, denominando-se “Deodoro”, em homenagem ao então Presidente da República – Marechal Deodoro da Fonseca. O Decreto Estadual n° 18, da mesma data, nomeou uma comissão composta por seis cidadãos, os quais teriam por responsabilidade a executiva do lugar (os vogais); o Decreto Estadual n° 25, de 17 de Janeiro de 1890, estabeleceu os limites do novo município. Em 1892 foram realizadas as primeiras eleições municipais em que foram eleitos seis camaristas e José da Costa Vianna como prefeito municipal. Em 1929, através da Lei n° 2645 o município passou a ser chamado de município de Piraquara.

CENTRO HISTÓRICO DE PIRAQUARA – LETREIRO TURISTICO