O Centro de Memória Ferroviária visa registrar, preservar e expor a história da ferrovia, demonstrando sua relação com a memória do município de Piraquara com a da região ao seu entorno.
Neste espaço é possível conhecer uma parte da história do Brasil, através da história da construção da estrada de ferro Paranaguá-Curitiba 1881-1885, importante via de transporte no Estado do Paraná. Construção finalizada pouco antes da Proclamação da República (1889), teve grande incentivo do Governo Imperial. Por ela escoou importantes produtos que contribuíram para o desenvolvimento econômico de Piraquara, tais como: erva-mate, café, açúcar e outros.
A ferrovia possui 420 obras de arte, incluindo, hoje, 14 túneis, 30 pontes e vários viadutos de grande vão, estando o ponto mais elevado da linha a 955 m acima do nível do mar.
A ideia de criação de um Centro de Memória Ferroviária surge a partir da necessidade de preservação da memória ferroviária do município de Piraquara e vai ao encontro com a responsabilidade de salvaguarda dos bens móveis históricos de propriedade da Rede Ferroviária Federal S/A – Em Liquidação, repassados para a Prefeitura Municipal de Piraquara no ano de 2006, através do Convênio nº 1 /ERCUB/06 e teve em 2017 a reafirmação de responsabilidade pela salvaguarda através da Superintendência do IPHAN/PR. No entanto é somente no ano de 2020 que se consolida a instituição oficial do Centro de Memória, com sede própria e exclusiva, tendo o seu acervo inteiramente à disposição de visitantes e pesquisadores.




